A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), recebeu a visita dos representantes das empresas Transpetro e da Engie. O encontro teve como pauta apresentar as diretrizes e normas que norteiam as operações realizadas pelas empresas nas faixas de dutos que operam e atravessam o município.
Na ocasião, as equipes trouxeram informações contendo regras de convivência e segurança nas faixas de dutos, que são tubos especiais feitos de aço, responsáveis pelo transporte de combustível e derivados do petróleo, que permeiam a Região Metropolitana de Salvador (RMS), e, consequentemente, perpassa pelo território municipal. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (22/3), na sede da pasta.
A Transpetro é subsidiária da Petrobras, responsável pelo transporte e logística de combustíveis, e a Engie, por sua vez, é a segunda maior geradora privada de energia do Brasil, que possui participação de cerca de 5,7% no mercado brasileiro.
A titular da Sedur, Andréa Montenegro, recebeu as empresas e ficou entusiasmada com o encontro. “É satisfatório vê como a Petrobras tem realizado manutenções, campanhas educativas e de prevenção, e, ao mesmo tempo, está atualizando nossa base de dados. Com o que nos foi cedido e mostrado, poderemos continuar avançando no desenvolvimento da nossa cidade. Vale ressaltar, que existem faixas de duto nos quatro cantos da cidade em regiões, como Pião Manso e Santo Antônio, todas devidamente sinalizadas com marcos e placas” pontuou.
De acordo com a Transpetro, a visita objetiva estreitar os laços com a Sedur, abrindo diálogo e aproximação, visando a segurança das comunidades. A partir do entendimento da secretaria que, de alguma maneira, é a responsável pelas áreas urbanas, nasce uma parceria na proteção dessas faixas.
Os dutos são monitorados 24 horas por dia, por um centro de controle da Transpetro, evitando incidentes e interferências de terceiros que exponham a integridade dos equipamentos, meio ambiente e das comunidades do entorno. Entretanto, alguns cuidados por parte da população são essenciais. As faixas precisam estar livres e desobstruídas para garantir a segurança nestes terrenos.