Há corpos com uma corda em volta do corpo, com as mãos amarradas, com membros quebrados ou feridas de bala, e vários homens tiveram seus órgãos genitais amputados. Policiais trabalham na exumação de covas encontradas na região de Izium, na Ucrânia
REUTERS/Gleb Garanich
As autoridades ucranianas exumaram 436 corpos enterrados em uma floresta perto da cidade de Izium, e 30 deles tinham sinais de tortura, afirmou o governador de Kharkiv, a região onde fica o município, nesta sexta-feira (23).
Compartilhe esta reportagem pelo WhatsApp
Compartilhe esta reportagem pelo Telegram
“A maioria (dos corpos) mostra sinais de morte violenta, e 30 mostram sinais de tortura”, disse Oleg Sinegubov no Telegram.
Segundo ele, há corpos com uma corda em volta do corpo, com as mãos amarradas, com membros quebrados ou feridas de bala, e vários homens tiveram seus órgãos genitais amputados. Essas são provas de que houve tortura, diz.
Novas denúncias de crimes da Rússia: ONU quer investigar massacre de Izium
LEIA TAMBÉM
O que se sabe sobre as valas comuns encontradas em Izium, Ucrânia
Vala comum é descoberta em Izium, cidade ucraniana recuperada dos russos, diz Zelensky
Em meados de setembro foram descobertas centenas de sepulturas e uma vala comum perto da cidade de Izium, que ficou sob ocupação russa por vários meses até ser retomada pelas forças de Kiev.
A polícia ucraniana disse que também descobriu salas de tortura na região.
Técnicos forenses retiram corpo de vala comum na cidade ucraniana de Izium
Juan BARRETO / AFP
As forças russas são acusadas de múltiplos abusos nos territórios ucranianos que conseguiram controlar, especialmente em Bucha, nos arredores de Kiev, onde corpos de civis foram descobertos pelas ruas após sua retirada da área no final de março.
Moscou nega ter cometido esses crimes e chamou a descoberta dos túmulos em Izium de mentira.
Veja os vídeos mais assistidos do g1
- Rosito Alves impulsiona instalação da maior fábrica de embalagens metálicas para Camaçari
- Camaçari terá semana de calor intenso e chuvas esparsas
- Previsão do Tempo para Camaçari: 28 de Fevereiro e Semana Seguinte
- Ministério Público e Governo da Bahia firmam acordo para ‘solução imediata’ do transporte público metropolitano
- Câmara de Camaçari Aprova Subsídio de R$ 40,7 Milhões para Transporte Público
- Especialistas apontam desafios para a economia brasileira em 2025
- Economia brasileira cresce 3,4% em 2024, diz IBGE
- Governo zera alíquota de importação da carne e outros alimentos; veja lista
- Dólar tem maior queda desde outubro de 2022 após flexibilização de tarifas
- Brasil vê disputa EUA-China como oportunidade para aumentar exportações
- Corrente do PT lança nota oficial para tentar estancar crise interna
- Tarcísio sobre candidatura em 2022: Bolsonaro insistiu e não pude negar
- Governo mira julho como prazo para reverter queda na popularidade
- Prazo para defesa de Bolsonaro termina nesta quinta-feira (6)
- Alckmin tenta nova data para discutir tarifas com secretário americano