O anúncio foi feito minutos depois que a Rússia formalizou a anexação de quatro regiões ucranianas. Rússia formaliza anexação dos territórios tomados da Ucrânia
O presidente Volodymyr Zelensky afirmou nesta sexta-feira (30) que a Ucrânia vai assinar uma solicitação de adesão acelerada à Otan. O anúncio foi feito minutos depois que a Rússia formalizou a anexação de quatro regiões ucranianas.
“Adotamos uma medida decisiva ao assinar a candidatura da Ucrânia visando uma adesão acelerada à Otan”, disse Zelensky em um vídeo divulgado nas redes sociais.
Zelensky também disse que não vai negociar com a Rússia enquanto Vladimir Putin estiver no poder. “Negociaremos com o novo presidente”, disse ele.
Russos se reúnem na Praça Vermelha, em Moscou, para cerimônia pública de anexação ilegal de territórios da Ucrânia
Reuters
Rússia afirma que anexou territórios
Putin comandou uma cerimônia para anexar quatro regiões ucranianas parcialmente ocupadas por suas forças. “Esta é a vontade de milhões de pessoas”, disse ele em um discurso na frente de centenas de dignitários no Kremlin, a sede do governo.
A cerimônia ocorreu três dias após a conclusão de referendos apressadamente convocados, nos quais os representantes de Moscou nas regiões ocupadas reivindicaram maiorias de até 99% a favor da adesão à Rússia.
A Ucrânia e os governos ocidentais disseram que as votações, anunciadas há apenas 10 dias, foram conduzidas sob a mira de armas e são falsas e ilegítimas.
Em um discurso repetidamente interrompido por aplausos, Putin declarou que a Rússia tem quatro novas regiões. “As pessoas que vivem em Luhansk, Donetsk, região de Kherson e região de Zaporizhzhia estão se tornando nossos compatriotas para sempre”, disse.
Ele pediu à Ucrânia para cessar as ações militares e retornar à mesa de negociação. Kiev tem prometido recapturar todas as terras tomadas pela Rússia e disse que a decisão russa de anexar os territórios destruiu qualquer perspectiva de negociações.
Em seu discurso, Putin evocou a memória dos heróis russos do século 18 à Segunda Guerra Mundial e repetiu acusações familiares contra o Ocidente, acusando-o de práticas coloniais e lembrando o uso de armas nucleares pelos Estados Unidos contra o Japão no final da Segunda Guerra Mundial.
As anexações apressadas significam que as linhas de frente da guerra agora passarão por território que a Rússia está declarando como seu e que Putin disse estar pronto para defender com armas nucleares, se necessário.
- Debate para Prefeitura de Camaçari tem perguntas sobre corrupção, geração de emprego e segurança pública
- Camaçari pode ter segundo turno pela primeira vez; veja quem são os candidatos à prefeitura
- Seis são investigados por suspeita de receber R$ 16,5 milhões em propina para conceder licenças ambientais do Inema na Bahia
- Sete unidades SAC passam a emitir a nova carteira de identidade em Salvador e na Região Metropolitana; confira
- Empresa produtora de resinas termoplásticas abre inscrições para programa de estágio 2025; há vagas para Salvador e Camaçari
- Fitch descarta elevar classificação de crédito do Brasil no curto prazo
- Moody’s eleva nota de crédito do Brasil e país se aproxima de grau de investimento
- Petrobras substitui presidente e diretores da PBio Após operação do Ministério Público
- Ciclo de alta da Selic irá aumentar pedidos de recuperação judicial, projeta consultoria
- Desemprego cai a 6,6% no trimestre até agosto, menor nível da série histórica para período, diz IBGE
- Governo retira urgência de votação da reforma tributária no Senado
- Ministro da Defesa defende mudança de aeronave presidencial
- “É inexplicável” a falta de autoridade da ONU para mediar conflito envolvendo Israel, diz Lula
- Regra do CNJ prevê possibilidade de indenização milionária por impacto de desmatamentos
- Toffoli anula condenações da Lava Jato contra Léo Pinheiro, delator de Lula