Tela Noticias

Unicamp 2023 em memes: nível da prova de matemática na 1ª fase rende posts criativos

Unicamp 2023 em memes: nível da prova de matemática na 1ª fase rende posts criativos


Vestibular aplicado neste domingo (6) teve 72 testes e lista da aprovados para 2ª fase será divulgada em 3 de dezembro. Veja um compilado das brincadeiras geradas após a prova. Dificuldade da primeira fase da Unicamp, aplicada neste domingo (6), foi alvo de brincadeiras nas rede sociais
Reprodução/Twitter
A primeira fase do vestibular da Unicamp, aplicada neste domingo (6), gerou brincadeiras nas redes sociais principalmente por conta do conteúdo da prova de exatas. Muitos estudantes que encararam as 72 questões do exame postaram memes para relatar a dificuldade das questões de matemática.
Confira o gabarito extraoficial e a correção comentada
Abstenção cresce e tem índice de 8,14% na 1ª fase
Prova moderna e exigente: veja as análises dos cursinhos
A repercussão nas redes sociais, no entanto, não foi incisiva somente com a prova de matemática. Alguns estudantes torceram para as notas de corte não subirem.
Diretor da comissão que organiza a prova (Comvest), José Alves de Freitas Neto afirmou que a prova foi elaborada com objetivo de ressaltar conhecimentos científicos, produções literárias e domínio sobre linguagens.
Ele mencionou que é necessário estabelecer conexões entre conteúdos das escolas e os assuntos do momento, incluindo a forma interdisciplinar. “Os contextos nacional e internacional sempre influenciam”, frisou o diretor.
Já a coordenadora acadêmica da Comvest, Márcia Mendonça, pontuou que a Unicamp elaborou questões com propósito de abordar todas as áreas de conhecimento, incluindo a contemporaneidade, e frisou caráter interdisciplinar das questões, conforme exigência da formação acadêmica na universidade.
Confira a seguir parte dos posts sobre o exame:
Initial plugin text
Initial plugin text
Initial plugin text
Initial plugin text
Initial plugin text
Initial plugin text
Initial plugin text
Initial plugin text
Initial plugin text
O que caiu?
A Unicamp manteve a tradição de estabelecer diálogos entre conteúdos do ensino médio e assuntos do cotidiano na 1ª fase do Vestibular 2023, aplicada neste domingo (6), ao abordar temas como transfeminismo, a presença do cristianismo em comunidades periféricas e o uso de selfies e linguagens da internet como recursos de comunicação. Veja aqui o que caiu.
Além disso, o exame com 72 questões de múltipla escolha percorreu assuntos como resistência à ditadura no Brasil, pandemia, uso de manicômios e hospícios no país, reservas extrativistas e Amazônia, além do uso de armas e massacres registrados em países como Canadá e Estados Unidos.
A universidade estadual oferece 2.540 vagas em 69 cursos de graduação e, nesta edição, recebeu inscrições de 61,6 mil candidatos. O exame começou às 13h, tem duração de cinco horas, e os candidatos começaram a deixar as salas por volta das 15h.
Conteúdo da prova (questões)
12 de língua portuguesa e literatura
12 de matemática
8 de cada disciplina: biologia, física, geografia/sociologia, história/filosofia, inglês e química
Obras literárias
A lista de obras literárias obrigatórias no vestibular 2023 é a mesma do exame anterior:
“Carta de Achamento do Brasil” – Pero Vaz de Caminha;
“Niketche – uma História de Poligamia” – Paulina Chiziane;
“Tarde” – Olavo Bilac;
“Bons dias” – Machado de Assis;
“Sonetos escolhidos” – Luís de Camões;
Sobrevivendo no inferno” – Racionais MC’s;
“O seminário dos ratos” – Lygia Fagundes Telles (ficou de fora em 2021 após redução);
“O marinheiro” – Fernando Pessoa;
“A falência” – Júlia Lopes de Almeida;
“O ateneu” – Raul Pompeia;
Próximas etapas
A lista de convocados para a 2ª fase do vestibular será divulgada em 3 de dezembro, informou a Comvest. Já as próximas provas do processo seletivo serão nos dias 11 e 12 – período em meio à realização da Copa do Mundo no Catar, entre 21 de novembro e 18 de dezembro. O calendário foi definido de maneira conjunta entre responsáveis pelos vestibulares das universidades públicas de São Paulo, para evitar que datas coincidam e ainda facilitar a participação de candidatos nos exames.
A primeira lista de aprovados será divulgada em fevereiro de 2023, com matrícula on-line entre os dias 7 e 9. O semestre letivo começa no mês de março e a Unicamp prevê até oito chamadas.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *