Tela Noticias

Visitadores do 1ª Infância participam de capacitação com pesquisadoras da USP

Visitadores do 1ª Infância participam de capacitação com pesquisadoras da USP

Referência no que diz respeito aos impactos positivos ocasionados pelas atividades realizadas durante as visitas domiciliares, que levam informações sobre a importância do cuidado infantil no desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando a família e o contexto de vida, os visitadores do Programa Primeira Infância/Criança Feliz, participam até a próxima sexta-feira (7/10) de uma capacitação com pesquisadoras da Universidade de São Paulo (USP).

No total, mais de 30 profissionais participam do treinamento, promovido através de uma parceria entre a universidade e o Ministério da Cidadania, conforme explicou a titular da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), Reni Oliveira. “O treinamento com os visitadores iniciou na segunda e vai até a sexta. Para nós, enquanto gestão, é motivo de alegria que os nossos colaboradores participem da pesquisa e recebam essa capacitação, porque o município só tem a ganhar, tendo em vista que o serviço prestado ao público-alvo só tende a melhorar’, falou.

Coordenadora do programa no município, Francineide Santos falou da importância da capacitação. “Após avaliação de vários estados e municípios, Camaçari foi selecionada para participar da pesquisa, por conta dos resultados positivos em decorrência das visitas domiciliares, e esse treinamento, com a aplicação de uma nova metodologia, vem para aprimorar o que já realizamos e garantir que o trabalho seja de excelência”, falou.

Professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da USP e diretora do Centro de Desenvolvimento Infantil da instituição, Alexandra Bentrani, uma das pesquisadoras, falou sobre a avaliação e aplicação da capacitação no município. “O que estamos fazendo aqui é parte de um projeto que estamos trabalhando desde 2021, que é aprimorar a qualidade das visitas domiciliares do Programa Primeira Infância/Criança Feliz. Nós avaliamos o que já era feito, fizemos adaptações, e propusemos uma nova metodologia, que é esse treinamento que os visitadores estão fazendo”, disse.

Representante do Ministério da Cidadania, a coordenadora-geral de Formação e Disseminação da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, Cleidionice Gonçalves, detalhou o objetivo da iniciativa. “A gente pretende apresentar para os profissionais do programa um modelo de capacitação que seja mais conciso, mais direto, que esclareça melhor a intencionalidade da visita domiciliar, que os ajude e os prepare para fazer melhor essa abordagem ao nosso público prioritário”, finalizou.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *