Tela Noticias

Bolsonaro assina MP que reduz tributação sobre gastos de brasileiros em viagens ao exterior, diz Planalto

Bolsonaro assina MP que reduz tributação sobre gastos de brasileiros em viagens ao exterior, diz Planalto

Segundo o governo, presidente também editou outra medida provisória, que reduz alíquotas do imposto sobre a renda de investidores estrangeiros no Brasil. O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta quarta-feira (21) uma medida provisória que reduz a alíquota do imposto sobre a renda retido na fonte (IRRF) para gastos de brasileiros em viagens ao exterior, informou a Secretaria-Geral da Presidência.
De acordo com a pasta, a medida inclui pagamentos feitos por brasileiros a pessoas físicas ou jurídicas instaladas no exterior para cobertura de gastos pessoais durante viagens de turismo e de trabalho, até o limite de R$ 20 mil ao mês.
A MP deve ser publicada na edição de quinta-feira (22) do “Diário Oficial da União”.
A medida propõe que a alíquota atual, de 25%, seja reduzida durante cinco anos. O governo não informou qual será o impacto da alteração na receita da União. A queda ocorrerá da seguinte maneira:
em 2023 e 2024, a alíquota cairá de 25% para 6%;
nos anos seguintes, terá um crescimento de 1% ao ano, passando de 6% para 7% em 2025;
já em 2026, será de 8%;
e, em 2027, de 9%.
O objetivo da alteração, segundo o governo, é melhorar a competitividade das agências brasileiras de turismo após dois anos de pandemia.
“A medida institui benefício que permite a concorrência justa entre as empresas de turismo que atuam no setor de viagens, fortemente impactado pela pandemia, a fim de, com isso, evitar o fechamento de empresas com sede no país e também manter e gerar empregos”, diz a nota da Secretaria-Geral.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *