Tela Noticias

Candidatos do Acre chegam cedo para não perder 2º dia de provas do Enem 2022

Candidatos do Acre chegam cedo para não perder 2º dia de provas do Enem 2022


Candidatos chegaram até 2 horas antes para não correram risco de se atrasar. 2º dia tem provas de matemática e ciências da natureza (biologia, física e química). Carlos Eduardo, 17 anos, está fazendo o Enem para tentar entrar na faculdade de engenharia civil, ele foi de bicicleta até o local de provas e saiu de casa cedo
Aline Nascimento/g1
No Acre, os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)2022 chegaram cedo aos locais de provas para garantir a participação no 2º dia de provas do exame. Carlos Eduardo, 17 anos, está fazendo o Enem pela primeira vez e disse que quer tentar entrar na faculdade de engenharia civil.
As provas começam a ser aplicadas às 11h30 (horário do Acre). O candidato tem até às 16h30 para responder 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza (biologia, física e química).
O segundo dia do Enem ocorre neste domingo (20) e mais de 22,6 mil estudantes estão inscritos para fazer as provas no Acre. Os portões abrem às 10h e fecham às 11h, no horário local.
Carlos Eduardo mora na capital acreana e disse que saiu de casa cedo e que foi de bicicleta ao local de provas. Ele falou que está no 3º ano do ensino médio e que pretende entrar logo na faculdade.
“Vim pedalando do Mocinha Magalhães [bairro de Rio Branco], sai de casa às 9h50. No primeiro dia também vim de bike, venho por opção e aproveito para dar uma relaxada.”
A jovem Jaely Lopes, de 20 anos, está fazendo o Enem para tentar entrar no curso de enfermagem. Ela conta que mora há cinco minutos de seu local de provas, mas, mesmo assim, chegou cedo
Aline Nascimento/g1
A jovem Jaely Lopes, de 20 anos, está fazendo o Enem para tentar entrar no curso de enfermagem. Ela conta que mora há cinco minutos de seu local de provas, mas, mesmo assim, chegou cedo.
“Moro perto, gosto de chegar cedo. No primeiro dia a prova foi boa, me senti nervosa, mas deu certo. Foi a primeira vez que fiz, estudei em casa mesmo eu fiquei a semana toda estudando.”
Vivian da Costa Farias (à cima) e Raquel Freitas, 19 anos, (à baixo) são moradoras de Cruzeiro do Sul
Reprodução/Rede Amazônica Acre
Moradora de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, a estudante Vivian da Costa Farias, 18 anos, disse que está muito nervosa e que é a primeira vez que está fazendo a prova.
“Estou tentando uma vaga em medicina. Estudei bastante, tanto na escola, quanto em cursos preparatórios. Cheguei a estudar 10 horas por dias e foi muito esforço.”
Raquel Freitas tem 19 anos e fala que seu sonho é ser advogada. “Terminei ano passado o ensino médio e esse ano resolvi tentar fazer o Enem. Se não for possível esse ano, vou continuar tentando para seguir em busca do meu sonho”,afirmou.
Kelly Rocha é voluntária de Igreja Videira Church. Ela e uns amigos foram até um dos locais de provas em Rio Branco para dar apoio, distribuir canetas e fazer uma oração para ajudar os estudantes
Aline Nascimento/g1
Oração e apoio
Kelly Rocha é voluntária de Igreja Videira Church. Ela e uns amigos foram até um dos locais de provas em Rio Branco para dar apoio, distribuir canetas e fazer uma oração para ajudar os estudantes.
“A gente entende que os jovens chegam aqui muito ansiosos e precisam de uma palavra amiga.”
Candidatos ao Enem 2022 no Acre entram para o 2º dia de provas do exame
Aline Nascimento/g1
Enem no AC
Ao todo, 22.601 estudantes se inscrevem para o Enem este ano no estado, nas modalidades impressa e digital, e desses, 7.259 não compareceram aos locais de aplicação do teste, o que representa uma taxa de abstenção de 32,11%.
Quem perdeu o exame na semana passada pode fazer a segunda prova sem nenhum impedimento. Se a falta ocorreu por motivo de doenças ou por problemas logísticos previstos no edital do Enem é possível até pedir a reaplicação das provas para janeiro de 2023. Entre os casos previstos estão diagnósticos de Covid-19 e falta de energia elétrica, entre outros.
O participante que quiser dar uma última revisada no conteúdo pode rever as aulas do “Aulão na Rede 2022”. O projeto da Rede Amazônica ajuda estudantes que estão se preparando para vestibulares e Enem.
Fechamento dos portões em Rio Branco foi tranquilo em pelo menos dois locais de provas
Aline Nascimento/g1
De olho no relógio (horário do Acre)
Abertura dos portões: 10h
Fechamento dos portões: 11h
Início das provas: 11h30
Término das provas: 16h30
Transporte público na capital
Para atender aos candidatos que vão fazer as provas, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) aumentou a frota de ônibus de Rio Branco e colocou 101 veículos à disposição nas linhas. Normalmente, aos domingos, a frota de ônibus na capital acreana funciona com 69 veículos.
No primeiro domingo de Enem, cerca de 11 mil pessoas usaram ônibus em Rio Branco, segundo informou a empresa Ricco Transporte, responsável pelo transporte público na capital.
Ônibus do Bujari
O transporte intermunicipal da cidade do Bujari, no interior do Acre, sofreu algumas alterações para atender os estudantes que vão fazer as provas do segundo dia do Enem.
O ônibus, que sairia normalmente às 8h, sairá às 9h com os candidatos que fazem a prova na capital acreana. Três veículos são responsáveis por esse transporte entre Bujari e Rio Branco. Às 18h, terá outro ônibus para levar de volta os estudantes para o interior. A distância entre a cidade e a capital é 25 km, o que pode ser feito em até 30 minutos.
Taxa de abstenção
O índice de abstenção no primeiro dia de provas do Enem 2022 no Acre foi de 31,5% na modalidade impressa. Isso significa que 6.864 candidatos do total de 21.802 inscritos no estado para essa modalidade não compareceram aos locais de aplicação do teste no domingo (13).
Com relação ao Enem Digital, essa modalidade do exame foi aplicada apenas na capital acreana, Rio Branco. Dos 799 inscritos no estado, houve abstenção de 49,4%, o equivalente a cerca de 395 faltosos.
O que levar no dia da prova
RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
Álcool em gel;
Máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);
Caneta esferográfica preta fabricada em material transparente;
Cartão de confirmação de inscrição;
Lanche; e
Água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo).
Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:
e-Título,
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
RG Digital.
Atenção: O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal — capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
O que não pode levar no dia prova
Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.
Reveja os telejornais do Acre

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *