Tela Noticias

Lula deve visitar a Argentina antes da posse, diz Celso Amorim

Lula deve visitar a Argentina antes da posse, diz Celso Amorim


Ex-chanceler comentou que presidente eleito tem preocupação de equilibrar compromissos externos com política interna do país na fase de transição. Presidente da Argentina, Alberto Fernandez, com Lula nesta segunda-feira (31) em SP
Reuters
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve viajar para a Argentina antes mesmo da posse, afirmou, nesta quinta-feira (17), o ex-ministro Celso Amorim, que já foi titular da Defesa e das Relações Exteriores durante governos anteriores do PT, em entrevista à GloboNews.
Questionado sobre se haveria alguma outra viagem internacional de Lula antes da posse além da ida à COP 27, o ex-chanceler, que faz parte da equipe de transição de governo, afirmou que entende que o presidente eleito só tem compromisso de ida à Argentina.
“Acho que compromisso de ida, pelo que entendo apenas à Argentina. Há acenos dos Estados Unidos e de outros países, mas eu não sei, não conversei o suficiente com ele (Lula) para saber se ele teria interesse mesmo em ir antes ou depois da posse. Acho que ele tem um desejo de manter um certo equilíbrio nas viagens e também precisa cuidar da parte interna”, disse o ex-ministro.
Celso Amorim: não é que militar não possa, mas ministro da Defesa tem que ser civil
Amorim afirmou ainda que, se puder aconselhar, vai sugerir que Lula também visite o Uruguai, que ocupa no momento a presidência do Mercosul.
Alberto Fernández, o atual líder argentino, visitou Lula em São Paulo um dia depois da votação de segundo turno.
Os dois já eram conhecidos —quando Fernández estava em campanha, ele chegou a visitar Lula em Curitiba.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *